Skip navigation

Nota nos 70 anos da carta de Albert Einstein a Franklin Roosevelt.

Um calendário anarquista para 2009?

Um calendário anarquista para 2009?

Uma alegria mais do que estranha zumbe ao meu redor sem que eu possa dizer se ela veio do céu sem estrelas ou do precipício à minha frente. Mesmo que houvesse astros isso não faria da trilha mais clara, e nem minha cara intenção de não cair dá sensação de segurança; o abismo fecha os olhos e conta até o infinito, ou até um tropeço meu. Paro, e de parar sinto uma mansa alegria. É uma alegria estranha, mais do que estranha. E, como não a revelo nem ao que vai encima nem ao que vai embaixo, é só minha.

Nota nos 95 anos do assassinato de Francisco Ferdinando

Pelo que sofro poderia muito bem ser poeta, mas vejo sentido nessa dor. A cor do sangue é vermelha, a cor da noite é negra, a regra de toda qualidade é que não minta, salvo no mundo humano. Logo, esta dor – apesar da música, apesar da música – me corrói para não me esconder de mim meu espectro de gente.

Nota nos 961 anos de nascimento de Omar Khayyám.

Há uma calmaria quando as palavras sentem na alma que são elas mesmas. O sobrenatural é familiar, e sobrepõe-se ao cotidiano – suas ambigüidades, sua farfalhada – a alegria, sobretudo a alegria de dizer – suas claridades, sua gargalhada. Sinto uma palavra translúcida. Sinto uma palavra dormindo tranqüila após o vinho. Sou eu quem dorme, e a palavra vê através de mim. Meu sonho é a palavra quem vela. Agora o mundo existe sem razão, mas com verbos que lhe digam onde raciocinar. Serei aqui no mundo se a palavra me diz? Será a palavra minha razão? Ou será que o verbo já me pedia havia muito que não me interrogasse? De uma palavra vem uma canção. De uma palavra surge um mundo. Não há palavra que não cante o mundo todo quando nasce.

Deixe um comentário

